terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vader - Necropolis



Vader. Provavelmente, quem não está ligado à música extrema e ouve/lê este nome, a primeira coisa que vem à cabeça é a famosa personagem de Guerra das Estrelas, mas não. Ainda que o nome tenha sido inspirado nessa personagem, os Vader são uma banda Polaca de death metal. Tudo começou em 1983, ainda em plena Guerra Fria, com o sonho de, um jovem de 18 anos, formar uma banda num país onde, devido ao passado do mesmo (II Guerra Mundial), a musica metal, mais concretamente o death metal, teria pouca ou nenhuma hipótese de se estabelecer como referência.
Hoje em dia, os Vader são uma das maiores referências do death metal europeu, e sem eles provavelmente nunca teria havido Behemoth, Decapitated e outras bandas que representam a música extrema.
Foram os Vader que começaram a desbravar caminho.

À parte do vocalista/guitarrista Piotr Wiwczarek nunca foram uma banda estável, mas apesar disso, a qualidade esteve sempre lá.
No entanto, talvez devido às expectativas não serem muito altas, quiçá devido ao ritmo frenético de lançamentos, o impacto de Necropolis seja tão grande. Mas não há dúvida, é um grande álbum.
O som, outrora tido como “cru”, está agora mais “polido”, mas continua a carregar as características inconfundíveis dos Vader, só que desta vez tem uma maior capacidade e qualidade para nos fazer ouvir o álbum várias vezes, algo que não acontecia nos trabalhos anteriores da banda.
Brutal, como sempre, é um álbum com uma qualidade extrema, tal como a música, que sem ser revolucionário ou original, tem riffs e linhas vocais que se “prendem” ao ouvido, como na faixa Rise Of The Undead.
Ainda que seja discutível, Necropolis tem tudo para ser o melhor álbum dos Vader desde De Profundis.


A Favor: Maior qualidade de gravação; qualidade constante de álbum para álbum; blast beats potentes;

Contra: Pouca duração de algumas músicas e por conseguinte, do álbum


Nota: 8.5/10