segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Slipknot: 10th Anniversary Edition


Se no ultimo virar do século (1999/2000) houve álbum que marcou a industria da música, foi o álbum de estreia, e homónimo, da banda Slipknot.
O álbum Slipknot foi imediatamente bem aceite pela critica, devido ao seu som cru, pesado, agressivo, poderoso. Incluído em listas como "50 Heaviest Albums of All Time" - Q ou "1001 Albuns You Must Hear Before You Die", chegou à dupla platina em 2005 e projectou a banda para uma popularidade para além das expectativas.

Assim, passado 10 anos do lançamento deste álbum, é lançada uma edição especial (CD/DVD) do mesmo.
O CD, diga-se em grande verdade, não traz muito de novo. Para além das faixas da versão original, foram incluídos alguns mix's e demos que até à data não tinham sido lançados.
Dessas faixas incluídas, destaque para Snap, Interloper e Despise que nos levam atrás uma década, à altura em que o som de Slipknot tinha o seu ponto máximo em termos de peso e agressividade.
Mas o que torna esta edição, numa edição especial, é o DVD, que contém quatro videoclipes da banda (Spit It Out, Wait And Bleed, Surfacing, Wait And Bleed [Animated Version]), um concerto completo no Dynamo Open Air, Holanda, a 3 de Junho de 2000, e a cereja no topo do bolo, um curto filme (50 minutos aproximadamente) realizado por Shawn "Clown" Crahan, percussionista e vocal de apoio da banda, que nos mostra imagens da complexa e surreal altura em volta do lançamento do álbum de estreia de Slipknot.
Nesse curto filme, cheio de filmagens, na sua maioria, nunca antes vistas, encontramos desde momentos de apresentações ao vivo, cenas de backstage, entre outras, que certamente irá agradar imenso aos fãs da banda, que certamente já estão habituados a este tipo de filmes, realizados por Crahan.

É certo que esta edição não está direccionada a todos, sendo algo que apenas irá satisfazer os verdadeiros fãs, Maggots, se quiserem, no entanto não deixa de ser novamente um bom marco na música, o assinalar de 10 anos de uma banda que veio do nada, e que embora muitos não a vejam como uma banda de metal, continua a estar a par de bandas de topo do género e a arrasar nas suas actuações ao vivo.


A favor: Um óptimo DVD, nostalgia que proporciona e um momento marcante para fãs/banda.

Contra: Pouca novidade a nível de CD.


Nota: 8/10