quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Ill Niño - Dead New World


Ao contrário dos "saltos" que têm dado de editora em editora (já passaram por 3 diferentes), os Ill Niño continuam iguais a si mesmos. Neste novo Dead New World, as percussões tribais continuam lá, assim como as guitarras em tons de flamenco e as mudanças de ritmo inesperadas. É assim que os Ill Niño se caracterizam, é assim que os seus fãs gostam de os ouvir. Nota-se neste álbum uma mistura dos primeiros 3, já que há algumas músicas a fazer lembrar cada um deles. Mi Revolución é claramente Revolution/Revolución (o nome não será coincidência...), God Is For The Dead cheira a One Nation Underground e The Art Of War poderia muito bem estar no Confession. Se tinham intenção de fazer um best-of de todas as suas variações musicais em apenas um álbum, conseguiram-no. Se tinham intenção de deixar de fora o tipo de som mais calmo e mais genérico apresentado em Enigma, também o conseguiram.

Produzido pelos próprios, com ajuda de Clint Lowery (Sevendust) e Sahaj Ticotin e mixado por Eddie Wohl (36 Crazyfists, Anthrax), este é um álbum consistente, embora a ordem das músicas talvez não tenha sido a melhor, já que a 2ª metade é muito inferior à 1ª. Como é habitual em qualquer álbum de Ill Niño, há músicas que são simplesmente banais e que não se realçam de maneira nenhuma, já que são "cópias baratas" de outras músicas da mesma banda. É o preço a pagar por se fazer música sempre dentro do mesmo género.

De uma forma geral, é mais um molhe de músicas de Ill Niño que qualquer fã gostará de ouvir e juntar ao resto da discografia. A juntar às citadas acima, é precisamente na última música deste álbum que está toda a essência da banda, fazendo com que o LP acabe em grande: em Scarred ouvem-se todos os "truques" habituais dos Ill Niño e torna-se imediatamente num clássico. É facilmente uma das melhores músicas já feitas pela banda.

Em jeito de nota final, a capa do álbum (desenhada por Tim Butler) poderia ter escrito Soulfly que ninguém estranharia. No entanto, o som que está lá dentro é muito diferente: Dave Chavarri na bateria e Daniel Couto na percussão têm mais uma vez um trabalho fenomenal em imprimir o groove único desta banda, tal como Christian Machado que continua genial na voz. Senão o melhor, um dos melhores vocalistas da actualidade, tanto em estúdio como ao vivo. A qualidade em qualquer dos vários registos vocais que tem de fazer em cada música é irrefutável.


Track List:

1. God Is For The Dead     
2. The Art of War      
3. Against the Wall      
4. Mi Revolución      
5. Bleed Like You     
6 .Serve the Grave      
7. If You Were Me     
8. Ritual      
9. Killing You, Killing Me      
10. How Could I Believe      
11. Bullet With Butterfly Wings (Smashing Pumpkins cover)   
12. Scarred

Escolhas ETS: Scarred; Mi Revolución; God Is For The Dead
Para fãs de: Nonpoint; Sevendust; Soulfly

http://www.myspace.com/illnino