sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Limp Bizkit @ Pavilhão Atlântico - 14/9/10



Com um palco muito chegado para a frente e umas bancadas muito despidas, o público recebeu com alguma indiferença a entrada dos The Blackout. O som da banda galesa pouco tem a ver com os senhores que se seguiam e isso ficou comprovado com a reacção das pessoas. Só quando um dos vocalistas (Sean Smith), já a meio do concerto, foi para o meio da multidão, é que esta abriu uma roda em torno dele e começou a vibrar ao som da banda. Mesmo assim, e tendo em conta que os The Blackout são praticamente desconhecidos no nosso país, deixaram uma boa impressão, com meia hora de um Post-Hardcore energético e, pelo meio, uma cover dos Beastie Boys, gritada em coro pelos presentes.



I'm A Riot? You're A Fucking Riot!

Alinhamento:

1. Shut-The-Fuck-Uppercut
2. Spread Legs, Not Lies
3. Children of the Night
4. We're Going To Hell... So Bring The Sunblock
5. Fight for your right (Beastie Boys cover)
6. Save Our Selves
7. I'm A Riot? You're A Fucking Riot!


Meia hora depois, às 21h em ponto, entra em palco a banda mais odiada do planeta. Há 9 anos atrás eram eles quem estava na moda, e por isso mesmo, encheram uma noite neste mesmo Pavilhão Atlântico e ainda repetiram a dose na noite seguinte. Em 2004, quando já se dizia que a banda estava morta, o cenário era praticamente igual ao desta noite de 14 de Setembro, 6 anos depois. Quem gosta mesmo do som da banda, esteve lá desde que os conhece, seja em 2001, 2004 ou 2010. Muitos seguiram a moda e, como a moda já é outra, partiram para outras paragens e seguem as modas de hoje em dia. Outros estiveram lá apenas e só por saudosismo e, mesmo que digam que "agora já não gosto", é inegável que se divertiram tanto como os outros.



Acabados ou não, e depois de um intro, a banda arranca imediatamente com uma das suas novíssimas músicas, Why Try, que meteu logo todo o público a saltar e a dançar de um lado para o outro. Recuaram depois 11 anos até Show Me What You Got, uma música que acalmou imediatamente os ânimos, apenas para rebentar logo de seguida com um dos hinos da banda, My Generation.


Why Try; Show Me What You Got; My Generation

Mais à frente, I'm Broke e 9 Teen 90 Nine confirmaram que esta seria uma noite dedicada principalmente ao álbum onde se incluem essas músicas: Significant Other. Por esta altura, foram chamados ao palco 3 fãs que levaram um cartaz, sendo que um deles estava com umas pinturas faciais a fazerem lembrar o Wes Borland de outros tempos. Depois da conhecidíssima cover dos The Who, Behind Blue Eyes, cantada a plenos pulmões por (quase) todos, e depois de mais uma das inevitáveis do Chocolate Starfish, My Way, surge o riff introdutório daquele que viria a ser o momento mais violento da noite, na plateia claro está. Break Stuff começa a 200 à hora e só acaba o rodopio de mosh quando Fred Durst grita o último "so come and get it!". É tempo de mais uma música nova, Walking Away, que, sendo calma, claramente não tem o mesmo impacto que uma Re-Arranged, que ficou de fora do alinhamento.


Break Stuff

A acabar o concerto, antes do encore, e fazendo referência ao autocarro da tour e às horas e horas de viagem que fazem, começa Rollin' (Air Raid Vehicle), aquela que é para muitos a música referência quando querem atacar a banda de Jacksonville. Pelo meio, ainda houve direito a uns minutos do tema principal do filme Ghostbusters, num registo mais descontraído.



Passado alguns minutos, a banda regressa e dedica a cover seguinte a todos os que odeiam a banda. Yellow, dos Coldplay, é então tocada numa afinação mais grave e com riffs de guitarra mais "à Limp Bizkit". Já a gastar os últimos cartuchos, Take A Look Around: com a já habitual parte em que o pessoal se baixa; Nookie: com uma dedicatória a todas as bandas que mudaram o seu som, prometendo que os Limp Bizkit nunca mudarão. Uma "boca" que cai um bocado em saco roto, tendo em conta as diferenças entre o Three Dollar Bill, Yall$ e o Results May Vary. A última música não podia deixar de ser a incontornável Faith, retirada dos anos '80 e com direito a muitas moças às cavalitas, que foi de resto a única música tocada do 1º álbum da banda.


Faith

Os Limp Bizkit sairam do Pavilhão Atlântico sob uma chuva de aplausos e prometeram voltar no próximo Verão. A avaliar pelas cuecas que foram atiradas para o palco, têm todos os motivos para isso.



Alinhamento:

1. Pure Imagination (Intro)
2. Why Try
3. Show Me What You Got
4. My Generation
5. Livin' It Up
6. Eat You Alive
7. I'm Broke
8. 9 Teen 90 Nine
9. Behind Blue Eyes (The Who cover)
10. My Way
11. Break Stuff
12. Walking Away
13. Rollin' (Air Raid Vehicle)

Encore:
14. Yellow (Coldplay cover)
15. Take A Look Around
16. Nookie
17. Faith (George Michael cover)