segunda-feira, 8 de março de 2010

[Ao Vivo] Moonspell + Bizarra Locomotiva - FIL @ 23/01/2010



Antes de mais, obrigado. Obrigado Moonspell pela iniciativa do “metal day”, que foi um sucesso, que durante toda a duração do evento juntou pessoas de todas as idades, desde os curiosos, até aqueles que apreciam o género musical que dava o nome ao dia.
Por muito que se tente, o espírito que une os apreciadores do metal, é algo difícil de explicar, sendo muito mais fácil senti-lo, e quem esteve na FIL, de uma maneira ou de outra, sentiu de certeza.

Com uma plateia bem composta, na sua maioria para ver os Moonspell, que terminaram assim a tour do último álbum, Night Eternal, mas que ainda teria que levar uma dose de ultra-violência dos enormes Bizarra Locomotiva.
Pelo facto de não ser um espaço que receba habitualmente eventos deste género, e pela vibração que fez tremer todas as entranhas dos presentes durante a intro do concerto, Nostromo, temia-se que o som saísse prejudicado, mas assim que dos teclados, bateria e guitarra da Locomotiva saiu o primeiro som de Egodescentralizado, tudo isso foi esquecido com a potencia de som que se fazia ouvir.
Apesar do destaque para o ultimo Álbum Negro, os Bizarra trouxeram para a FIL músicas de toda a sua carreira. Desde a antiga Apêndices até Anjo Exilado, que contou, como já seria de esperar, com a colaboração de Fernando Ribeiro, até à rapariga de trajes curtos a fugir ao som de Gatos Do Asfalto, sendo O Escaravelho a ultima música deste concerto totalmente arrebatador da Locomotiva, que deixou não só toda a “escumalha” (nome dado aos fãs da banda), mas também aqueles para quem eram desconhecidos, presentes na “estação”, muito satisfeitos.

Competia agora, aos Moonspell, continuar com o “momentum” que os Bizarra Locomotiva haviam criado com a sua actuação.
No entanto, sendo os Moonspell, a maior e mais conhecida banda do género em Portugal, é natural que tenham uma relação público-banda na qual ambos se tratam por “tu” e não tem que fazer um esforço extra para agradar o seu público, principalmente o Lisboeta, que já não os via desde o Halloween de 2007 no Coliseu dos Recreios.
No entanto, as “promessas” de tocarem temas antigos, já não ouvidos à muito, não foi totalmente cumprida, fazendo apenas parte de tal as musicas Soulsick e Herr Spiegelmann, e a de "um bom espectáculo visual" não ter passado de uns efeitos visuais projectados num ecrã gigante, à semelhança do concerto dado na Amadora no verão de 2009, e uns lança-chamas durante Mephisto.
Ainda assim, o público delirou com os temas mais conhecidos, como Alma Mater, que contou com a participação especial de Ironsword (Tann e ex-Moonspell).

Deste modo, o objectivo foi cumprido e prestou-se uma homenagem à música que nos une, deixando todos os presentes a pensar que eventos destes deveriam passar a ser um hábito.